O Curso


Engenharia de Computação (EC) é definida como uma curso que engloba a ciência e tecnologia de projeto, construção, implementação e manutenção de componentes de software e hardware dos sistemas modernos de computação e equipamentos controlados por computador. 

Evolução Histórica
A Engenharia de Computação era tradicionalmente vista como uma combinação da Ciência da Computação com a Engenharia Elétrica. Porém, nas ultimas três décadas, ela tem evoluído de forma separada, conseguindo uma independência dos seus cursos correlatos. Neste período, a EC se fundamentou em teorias e princípios da computação, matemática, ciências, e engenharia, aplicando estas teorias e princípios na resolução de problemas técnicos através do projeto de hardware, software, redes e processos computacionais.

Historicamente, o campo da EC foi amplamente visto como uma área restrita ao “projeto de computadores”. Na realidade, o projeto de computadores tem sido a área de atuação de poucos engenheiros cuja meta foi avançar os limites da tecnologia dos computadores e microeletrônica.  O sucesso da miniaturização dos dispositivos de silicone, e a confiança nestes dispositivos como blocos para a construção de dispositivos, criaram um ambiente no qual computadores vem substituindo diversos dispositivos eletrônicos. Exemplos podem ser vistos na proliferação de telefones móveis, assistentes pessoais digitais (PDAs), dispositivos de localização, câmeras digitais e produtos similares. Podemos notar também a variedade de aplicações envolvendo sistemas embarcados, como aqueles que aparecem em automóveis e dispositivos eletro-eletrônicos de larga escala, como geladeiras e máquinas de lavar.

Atualmente, os avanços tecnológicos e uma continua inovação dirige a engenharia de computação. Existe uma convergência de várias tecnologias estabilizadas (tais como televisão, computadores e tecnologias de redes), resultando em um fácil acesso a informação em larga escala. Tal fato tem criado muitas oportunidades e desafios para o engenheiro de computação. Esta convergência de tecnologias, e as inovações associadas, se encontram no coração do desenvolvimento econômico e no futuro de muitas organizações, criando um cenário bastante oportuno e promissor para a atuação dos engenheiros de computação.

Distinção perante cursos correlatos
Uma importante distinção deve ser feita entre engenheiros de computação, engenheiros elétricos, e outros profissionais da computação (e.g. cientistas da computação). Enquanto tal distinção é geralmente ambígua, os engenheiros da computação devem satisfazer três características fundamentais:
  • Possuírem a capacidade de projetar sistemas computacionais e sistemas baseados em computador, que incluam hardware e software, direcionados a resolução de novos problemas da engenharia, os quais usualmente envolvem a manutenção de um conjunto de metas e restrições conflitantes. Neste contexto, “projetar” refere-se a um nível de habilidade que vai além de “construir” ou “configurar” sistemas;
  • Estarem capacitados com um amplo conhecimento em matemática e engenharia, conhecimento este associado com os estudos da própria informática;
  • Estarem direcionados a obter e cultivar uma preparação para a prática profissional em engenharia.
A Engenharia Elétrica se estende por um amplo limite de áreas, incluindo bioengenharia, engenharia de potência, eletrônica, telecomunicações e engenharia digital. Em relação ao campo da engenharia de computação, os engenheiros elétricos e da computação possuem uma interseção de interesse em aspectos físicos da eletrônica, incluindo circuitos, análise de sinais e dispositivos de microeletrônica. Já os cientistas da computação estão voltados primariamente para os aspectos conceituais e algoritmos da computação com foco nos fundamentos teóricos da computação. A interseção entre cientistas e engenheiros de computação se dá nos princípios que regem o desenvolvimento e manutenção de sistemas computacionais durante o seu ciclo de vida, sendo que, enquanto os cientistas estão mais voltados para o software em si, os engenheiros se direcionam para sistema que integram software e hardware.


Perfil do Engenheiro
A Engenharia de Computação tem como objetivo a aplicação da ciência da computação e o uso da tecnologia da computação na solução de problemas de engenharia. Destina-se à formação de profissionais capazes de atuar principalmente em áreas em que existe uma forte integração entre software e hardware, como automação industrial, sistemas paralelos e distribuídos, arquitetura de computadores, sistemas embarcados, robótica, comunicação de dados e processamento digital de sinais.

Em comparação com outros profissionais de Computação e Informática, o Engenheiro de Computação é mais direcionado a sistemas onde os computadores não são os únicos agentes que influenciam o meio. O tipo de informação principal dos demais profissionais de Computação e Informática são os dados, grandezas geradas, processadas e utilizadas por computadores. O Engenheiro de Computação raciocina também em termos de sinais, informações geradas externamente e/ou produzidas para atuar sobre o meio externo. Para tanto, a formação em Engenharia de Computação deve propiciar aos seus alunos:
  • Uma boa formação básica nos fundamentos científicos relevantes das Ciências Exatas e Naturais, principalmente na Matemática, e nos conhecimentos tradicionais associados à formação básica em Engenharia e Computação;
  • Uma formação profissionalizante específica nos aspectos ligados à arquitetura dos sistemas computacionais em relação aos seus componentes físicos, lógicos e às aplicações da Computação em vários problemas de Engenharia;
  • Uma formação profissionalizante geral que envolve os conteúdos fundamentais da Computação e alguns aspectos da Eletrônica e Eletricidade.
Especificamente no caso do Engenheiro de Computação, que se pretende formar na UFPB, a formação tradicional será complementada por habilitações em Engenharia de Sistemas Embarcados, Sistemas e Controle Inteligentes e Engenharia da Informação. Em tais habilidades estão enfatizados aspectos ligados a campos particulares da Engenharia de Computação, como o desenvolvimento de hardware específico, robótica cognitiva e transformação de informação em conhecimento.

Com esta formação, o perfil profissional do Engenheiro de Computação é o de um profissional com formação em engenharia de computação, apto a criar, especificar, conceber, desenvolver, adaptar, produzir, instalar e manter sistemas computacionais, bem como perfazer a integração dos recursos físicos e lógicos necessários ao atendimento das necessidades computacionais de organizações em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário