A UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), anteriormente Universidade da Paraíba, é uma Instituição autárquica de regime especial de ensino, pesquisa e extensão, vinculada ao Ministério da Educação, com estrutura multi-campi e atuação nas cidades de João Pessoa, Areia e Bananeiras.

A Universidade tem sua origem com a criação, em 1934, da primeira escola de nível superior, a Escola de Agronomia do Nordeste, na cidade de Areia, exatamente quando as tendências profissionais da comunidade ainda são fortemente acentuadas para Medicina, Advocacia ou Sacerdócio, carreiras já tradicionais entre famílias da classe dominante rural e àquela altura aspirações dos setores de classe média da população. (mais)

Atualmente a Universidade Federal da Paraíba está estruturada da seguinte forma:
Campus I, na cidade de João Pessoa, compreende os seguintes Centros:
  • Centro de Ciências Exatas e da Natureza - CCEN;
  • Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCHLA;
  • Centro de Ciências da Saúde - CCS;
  • Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA;
  • Centro de Educação - CE;
  • Centro de Tecnologia - CT;
  • Centro de Ciências Jurídicas - CCJ;
  • Centro de Informática - CI; (novo)
  • Centro de Energias Alternativas e Renováveis - CEAR; (novo)
Campus II, na cidade de Areia, compreende o Centro de Ciências Agrárias - CCA;
Campus III, na cidade de Bananeiras, abrange o Centro de Formação de Tecnólogos – CFT;
e o Campus IV, nas cidades de Mamanguape e Rio Tinto, com o Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE.

Brasão d'Armas da UFPB
A Universidade Federal da Paraíba ostenta um Brasão d’Armas concebido como fator de identificação, elaborado a partir de elementos da história, geografia e tradições paraibanas.

Armas
Escudo – Em estilo português boleado.
Campo – Campo de azul, semeado de bezantes de prata. Sobre o campo uma flor de lis de ouro, estendida e chantada, sobre três filetes ondados de prata, em banda.

Descrição
Os besantes – os círculos de prata sobre o campo azul aludem à padroeira da Paraíba, Nossa Senhora das Neves. Simbolizam o milagre realizado por ela ao fazer nevar sobre uma colina, no dia 5 de agosto, em pleno verão europeu, para sinalizar o local onde deveria ser edificada uma basílica.
A flor de lis – traduz-se como o símbolo da pureza e da riqueza maior do conhecimento humano, obtidos através do ensino superior.
As bandas ondadas – indicam o Rio Paraíba, os meandros do seu leito, representado assim: o Alto Paraíba, desde o seu nascedouro no planalto caririzense; o Médio Paraíba, no declive da zona intermediária da Serra da Borborema, e o Baixo Paraíba, desde a região do Curimataú até a foz do seu estuário, ao desaguar no oceano.
As insígnias – três fachos de ouro acesos, representando o ensino, a pesquisa e a extensão.
O lema – em letras de ouro, sobre um mistrel de azul, a expressão em latim SAPIENTIA ÆDIFICAT alude aos benefícios do conhecimento na formação dos indivíduos e na construção da sociedade. Inspira-se em antiga inscrição existente na fachada do prédio do Curso Regular de Humanidades, onde posteriormente funcionaria a Faculdade de Direito.

Autoria do brasão: beneditino Paulo Lachemmayer, OSB, do Mosteiro de São Bento, da Bahia;
Autoria do lema: professor Afonso Pereira;
Fonte da descrição: professor Nivalson Miranda.


Brasão da UFPB

Versão em alta resolução e melhorada por Gutierrez PS

Nenhum comentário:

Postar um comentário