ERFEC

É com grande satisfação que o Centro Acadêmico de Engenharia de Computação convida os feras do curso para participar da 1ª edição da ERFEC. Confira mais sobre as palestras:

Confira as fotos do Evento!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Locais de realização
Palestras: Auditório do Dpt. de Matemática (Sala de Reuniões)
Gaming Cup: DI-06 (Reuni)

06/12: Quinta-feira

LASID: uma abordagem para a Engenharia de Computação
Palestrante: Sydney Pontes
Sob a coordernação dos professores Dr. José Antônio Gomes de Lima e Dr. Leonardo Vidal Batista, o Laboratório de Sistemas Digitais tem a proposta de realizar pesquisas em desenvolvimento de hardware, sistemas embarcados e processamento de sinais. Atuando desde 1994, o LASID também está ligado ao Programa de Pós Graduação em Informática (PPGI) da UFPB e já participou de diversos projetos, ganhando conhecimento, experiência e infra-estrutura, permitindo hoje o desenvolvimento de vários tipos de sistemas envolvendo diversos elementos tais como: linguagens de descrição de hardware com prototipação em FPGA, redes de sensores sem fio, processamento de imagens para diagnóstico médico, entre outros.

LASICProcess: um novo framework para desenvolvimento de circuitos digitais integrados
Palestrante: Carlos Carvalho
LASICProcess é uma ferramenta desenvolvida em PHP que permite remotamente utilizar ferramentas da suite Aliance. Esta contém um conjunto de softwares utilizados para diferentes funções na área de microeletrônica, e está disponível apenas para o ambiente Linux. Sendo assim, com a LASICProcess, usuários não adeptos ao sistema operacional Linux estarão aptos também a utilizar a Alliance sem ter que instalar obrigatoriamente o sistema.

Fluxograma do curso e atividades extra-curriculares
Apresentação: Cecília Flávia
A proposta é apresentar aos feras as possibilidades que eles possuem dentro do curso de Engenharia de Computação, tanto em termos das habilitações possíveis quanto dos projetos de pesquisa e extensão disponíveis.

Inteligência Artificial para Engenharia de Computação
Palestrante: Natasha Queiroz
Será dada uma visão geral das disciplinas que vão moldar o perfil do Engenheiro Computacional, tais como: Agentes Inteligentes, Inteligência Computacional, Redes Neurais, Robótica Cognitiva, e Sistemas de Suporte à Decisão. Dentre outras  coisas serão abordadas as ementas dessas disciplinas, que tipo de problemas se propõem a resolver e como a teoria e prática dessas disciplinas são absorvidas no mercado de trabalho.
 
IEEE: Advancing Technology for Humanity
Apresentação: Ramo IEEE do IFPB
Criado em 1884, nos EUA, o IEEE - Institute of Electrical and Electronic Engineers é a maior sociedade técnico-profissional internacional, dedicada ao avanço da teoria e prática da engenharia nos campos da eletricidade, eletrônica e computação. Congrega mais de 400.000 associados, entre engenheiros, cientistas, pesquisadores e outros profissionais, em cerca de 160 países. Realiza os principais encontros da área (mais de 300 congressos e conferências em todo o mundo), cria padrões e normas e é responsável por aproximadamente 1/3 das publicações (revistas, papers, jornais, livros) que circulam na área de Elétrica e Informática. Assim, pretende-se apresentar mais sobre o IEEE, suas possibilidades e sua finalidade, além de mostrar também a atuação do Ramo Estudantil do IFPB.
 
Videoconferência com alunos do Programa Ciência Sem Fronteiras
Participantes: Gustavo Henrique, Fernando Brito, Francielly Cardoso e Jaelson Júnior
Os três alunos, que atualmente se encontram no exterior graças ao programa, explicarão o que é o CsF, como participar, e contarão também suas experiências no exterior com moradia, alimentação e estudos.


07/12: Sexta-feira

Jogos Digitais - oportunidades para todos os gostos
Palestrante: Danielle Rousy
Os jogos digitais estão em evidência em diversas esferas do conhecimento. Nesse sentido, essa palestra visa desmistificar o uso dos jogos apenas para o puro entretenimento, mostrando outras oportunidades tanto de uso, como pesquisa, mercado e profissão.

Microcontroladores e Arduino: uma abordagem básica
Palestrante: Gabriel Gutierrez
É inegável a onipresença dos dispositivos eletroeletrônicos no mundo moderno. E um dos componentes fundamentais destes dispositivos é o microcontrolador. Sendo assim, pretende-se fazer uma breve descrição deste componente, além de mostrar e estimular as possibilidades de desenvolvimento e projeto por parte dos alunos do curso, seja para aplicações standalone ou através da plataforma de prototipagem Arduino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário